RIO 2016 NÃO
Nesta semana a comitiva do COI (Comitê Olímpico Internacional) está visitando nossa cidade, o Rio de Janeiro, uma das candidatas aos Jogos Olímpicos do ano de 2016.
A primeira medida ridícula de nosso prefeito foi pedir às pessoas que saíssem às ruas com as cores do Brasil e fossem aos locais por onde essa comitiva vai passar (instalações como Maracanã, Engenhão, Parque Aquático Maria Lenk e outros) para demonstrar a vontade e alegria do povo em sediar as Olimpíadas. Bem, tirando aquela coisa bem política de um bando de criancinhas com faixas e bandeirinhas sendo agitadas enquanto o ônibus da comitiva passava, foi um dia como outro qualquer. Feriado de 1º de maio, a população querendo mesmo é descansar e tocar a vida. Um dia normal.
É uma ilusão alguém acreditar que os enviados do COI são idiotas, que vão acreditar em maquiagem. Eles estão fazendo visitas às sedes das cidades candidatas. É uma ilusão achar que comer do bom e do melhor, ter uma bela visão da varanda do Copacabana Palace vai convencê-los.
Que legado o Pan de 2007 deixou para nós? Já se vão quase dois anos desde que ele aconteceu. O Maria Lenk está fechado, a Arena Multiuso ganhou um HSBC no nome e as outras instalações estão abandonadas ou sucateadas ou foram entregues à iniciativa privada. Só lembrando que TUDO foi feito com dinheiro meu e seu, que lê este post. E a Vila Pan-americanca? Até hoje a obra não acabou, quem comprou uma das unidades está na justiça contra a AGENCO, que tocou o empreendimento, ou parte dele.
Sabe qual investimento será feito para a melhoria do trânsito da cidade? Novas linhas de metrô, racionalização das linhas de ônibus, duplicação das pistas da Av. das Américas? Nada disso. Férias escolares postergadas e um rodízio de carros, como o que existe hoje em São Paulo. Isso é só um exemplo. Não é difícil saber quais são as propostas. INFORME-SE. É a melhor arma para formar um cidadão consciente.
Sou BRASILEIRO e CARIOCA. Tenho a plena consciência de que esse evento não vai trazer nada de duradouro para a cidade, para seus moradores. Vai servir mesmo é para encher os bolsos de uma meia dúzia de pessoas, exatamente como aconteceu há dois anos. E isso muito me entristece. Prova apenas que o que ainda reina por aqui é a prática do "meu primeiro". Enquanto isto não mudar, estaremos caminhando pra frente arrastando uma pedra de uma tonelada.
Sou BRASILEIRO e CARIOCA.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home